Listas que agrupam e-mails, domínios ou endereços de IP denunciados como disseminadores de spam na internet.
Blacklists são utilizadas por alguns provedores de e-mail como fonte de pesquisa para que a chegada de mensagens, de remetentes indesejados, seja impedida. Quando um e-mail, domínio ou IP, consta nessas listas, o provedor pode recusar-se a receber as mensagens deste determinado endereço por não considerá-lo confiável.
É necessário denunciar por meio de uma notificação. Para tal, basta identificar a origem do spam e apresentar provas do ocorrido. Como os spammers sempre encontram meios para esconder a origem do envio, o processo de denúncia fica comprometido e as provas para notificação se baseiam, normalmente, apenas nas informações contidas nos cabeçalhos das mensagens não-solicitadas que são recebidas.
Ao tentar enviar mensagens para um domínio, o remetente normalmente recebe uma notificação.
Se for consultar seu IP em uma Blacklist, na internet, tenha muito cuidado, muitas das Blacklists possuem credibilidade dubitável, então não confie em qualquer blacklist, algumas listas possuem critérios de inclusão de IP's pouco seletivos.
O fato de seu IP estar em uma blacklist não quer dizer que o envio de e-mails está bloqueado, isso vai depender do provedor de serviços de e-mail do destinatário.