Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


faq:emails:conceitos:diferencas-entre-webmail-pop-imap

Diferenças entre Webmail, POP e IMAP


Qual a diferença entre acessar os e-mails via Webmail, POP ou IMAP?


Webmail

Para acessar seus e-mails através do Webmail não é necessário a utilização de um programa de e-mails, como o Outlook, Entourage ou Thunderbird, por exemplo. Basta apenas utilizar um navegador (como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, entre outros ).

Para ter acesso ao webmail digite em seu navegador o endereço:


http://webmail.criare-net.com.br/ ou “webmail.seudominio.com.br”

Atenção: Você deve substituir o termo: dominio.com.br por seu domínio (o endereço completo que vem após o “@” em sua conta de e-mail)


POP

Para utilizar o seus e-mails via POP (ou POP3) é necessário a utilização de um programa de e-mails.

O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo, finaliza a conexão. Esse protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, não conseguindo baixar, ou ao menos visualizar nenhuma outra pasta de sua conta.

O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, por padrão não deixando uma cópia das mensagens no servidor, a menos que seja marcada a opção de manter cópia no servidor.

Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local, ou possuem redes com largura de banda baixa.

Se houver a necessidade de excluir uma conta configurada como POP nos softwares de e-mail TODAS as mensagens, baixadas da caixa de entrada, serão perdidas, sem chance de recupera-las


IMAP

Para utilizar o seus e-mails via IMAP é necessário a utilização de um programa de e-mails.

O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real. Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software. Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local, e precisa que os mesmo estejam sempre com o mesmo status.


Qual a diferença utilizando o Exchange?


Exchange

Se já possui o serviço Exchange, para utilizar é necessário ter configurado no programa de e-mail: Microsoft Outlook. Ou ainda, utilizar o exchange através do webmail:

Exchange é uma plataforma de e-mail desenvolvida e mantida pela microsoft, possuiu diversos recursos de compartilhamento e sincronização de conteudos. Utiliza um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real. Assim permite sincronizar todas as mensagens, pastas, contatos e calendário. Portanto deixa o mesmo status das mensagens tanto no servidor como no software Microsoft Outlook.

Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa manter todos os dados sincronizados, o que a torna ideal para ambientes empresariais.


Ferramentas da página