É um sistema que evita que outros domínios (endereço da internet) enviem emails não autorizados em nome de um domínio. O SPF verifica no cabeçalho de internet se o SMTP(servidor de emails) utilizado para enviar a mensagem, está autorizado na relação de IP's que respondem pelo domínio do remetente. Também informa se o domínio autoriza ou não que outros IP's fora desta relação enviem emails em seu nome. O administrador configura esta relação na entrada TXT da zona de DNS seguindo as regras da RFC 4408. Caso este sistema esteja ativo e o IP solicitado seja diferente dos autorizados, o e-mail será rejeitado. Como Funciona o SPF:
Neste exemplo, aol.com é o domínio remetente, e pobox.com é o destinatário. A AOL publica um registo SPF, especificando que computadores na Internet podem enviar email como user@aol.com.
1.Quando um utilizador real da AOL envia email, pobox.com recebe a mensagem do servidor da AOL. 2.Pobox.com verifica o registo SPF da AOL para ter a certeza de que o servidor tem autorização para enviar correio da AOL. 3.O servidor está listado no registo, por isso Pobox deixa passar a mensagem.
1.Quando um spammer forja email da AOL, pobox recebe as mensagens de um servidor de fora. 2.Pobox verifica o registo SPF da AOL. 3.O servidor não está na lista, por isso Pobox.com recusa entregar a mensagem.
Caso seu dominio não esteja seguindo essa regra, para uma solução paliativa, entre em contato com o destinatário do E-mail, informando que seu domínio está fora do padrão de SPF, que o mesmo adicione-o na Lista Branca. Nota: Não só nossos Servidores de E-mail fazem essa checagem, mais muitos outros.